12 Novembro 2024

Saiba benefícios e contraindicações do chá de maçã com canela

Bebida pode ser uma aliada na perda de peso e acelerar o metabolismo, mas tem contraindicações e não pode ser consumida por qualquer pessoa

Maçã e canela formam uma dupla aromática que é famosa nas sobremesas. A combinação da fruta com a especiaria, porém, também dá origem a um chá saboroso que pode trazer benefícios à saúde.

O chá de maçã com canela pode melhorar a absorção de açúcar do organismo, diminuindo o risco de diabetes, regular o funcionamento do sistema digestivo e ter efeito termogênico, aumentando a temperatura do corpo e facilitando a queima de calorias.

Segundo a nutricionista Patrícia Leite, de São Paulo, a bebida é muito benéfica para a saúde. “A maçã é rica em polifenóis, que dão a ela propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, especialmente na casca. Já a canela é conhecida por seus compostos antioxidantes e que diminuem a absorção de açúcar no corpo. A combinação desses ingredientes auxilia na manutenção da imunidade e no combate a processos inflamatórios do organismo”, explicou a nutricionista em entrevista anterior ao Metrópoles.

A maçã também é capaz de auxiliar na prevenção da diabetes, regulando a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). A ação é potencializada pelo efeito hipoglicemiante pela canela, que diminui a resistência do metabolismo ao açúcar, acelerando sua queima.

A canela também pode ter outros efeitos que auxiliam no processo de perda de peso. “Especialmente quando é aquecida, a especiaria tem ação termogênica no organismo, aumentando a produção de calor. Com isso, ela induz o corpo naturalmente a acelerar o metabolismo, o que pode colaborar com o emagrecimento”, ensina o nutricionista Antônio Vigolo, de Brasília.

Contraindicações do chá de maçã com canela

Apesar dos benefícios que a bebida pode trazer, o chá de maçã com canela não é para todo mundo, especialmente pelas propriedades da especiaria. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda que gestantes consumam o chá, que causa contrações no útero e aumenta o risco de aborto.

Por ter também o efeito de reduzir a glicemia, o chá deve ser evitado por pessoas com hipoglicemia. O chá de maçã e canela também é contraindicado para pacientes com doenças hepáticas graves, já que a canela possui cumarina, que pode afetar o funcionamento do fígado.

Vígolo destaca, porém, que ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a canela não prejudica quem tem gastrite. “Em quantidades adequadas, a especiaria não tem qualquer efeito irritativo no estômago”, afirma.

Fonte: metropoles.com

Voltar